Seleção Mestrado e Doutorado - 2025-2
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais, em cumprimento à Resolução no 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, FAZ SABER que, no período de 26/05/2025 a 30/06/2025, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Mestrado e Doutorado, conforme cronograma de seleção disponibilizado no site do Programa.
Os editais estão disponíveis em Processo Seletivo >documentos ou em 'Notícias' na página inicial.
https://pos.dees.ufmg.br/selecdocs.php
As inscrições, envio de documentos comprobatórios, acompanhamento de inscrição e envio da dissertação serão realizados pelo link abaixo:
https://pos.dees.ufmg.br/selecao/
Previsão para início das aulas no dia 18 de agosto de 2025, conforme Calendário Acadêmico da UFMG.
Seguem orientações referente ao envio e preenchimento dos documentos para o processo seletivo:
* Ao preencher o formulário online certifique-se que ao final do processo foi gerado o número de protocolo, o sistema irá te redirecionar automaticamente para uma página informando os dados de sua inscrição. Falhas na conexão e tempo excessivos para o preenchimento podem acarretar na não efetivação da inscrição.
* Certifique-se que a inscrição foi realizada no grupamento correto (A ou B).
Candidatos com Graduação em cursos de Engenharia que ofereçam formação em Engenharia de Estruturas (Grupamento A).
Candidatos que não tenham Graduação em cursos de Engenharia que ofereçam formação em Engenharia de Estruturas (Grupamento B).
* A indicação de dois professores ou profissionais para o envio da carta de recomendação é item obrigatório no Processo seletivo, serão desclassificados os candidatos que não indicarem dois nomes distintos.
* É de responsabilidade do candidato prezar pelo envio das duas cartas. Dentro da área do candidato está disponível a informação se o profissional indicado já preencheu a carta e a opção de reencaminhar o e-mail com Link de acesso à carta. Link para acesso a área do candidato: (https://pos.dees.ufmg.br/selecao/)
* Serão desclassificados candidatos que enviarem a documentação com rasuras ou fora do formato exigido. Até o prazo final da inscrição, os candidatos podem alterar os documentos enviados acessando a área do canditado, após o envio certifique-se que o documento enviado está correto e legível.
* Serão aceitos apenas Curriculum Vitae, no formato LATTES/CNPq, disponível em www.cnpq.br, com documentos comprobatórios das atividades nele descritas. Certifique-se que todos os documentos comprobatórios estejam anexados em PDF único junto ao currículo. Exemplos de comprovantes: Diplomas, certificados, carteira de trabalho, atestados, etc.
* E-mail para contato: posees@dees.ufmg.br
No caso de dúvidas, alterações ou se detectado algum erro, gentileza entrar em contato o mais breve possível com a secretaria.