Propees
Propees
English version UFMG

O Programa - Linhas de Pesquisa - Apresentação - Objetivos - Histórico - Projetos - Avaliação CAPES



O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG possui uma única área de concentração, qual seja, Estruturas.

Cada linha de pesquisa contém diversas áreas, a grande maioria das quais ligada aos assuntos de interesse tradicional da engenharia de estruturas, assuntos estes relacionados de alguma forma à determinação de tensões e deformações em objetos estruturais, visando o entendimento de seu comportamento e a garantia de segurança para todo tipo de solicitação. No entanto, fazem-se presentes no Programa também áreas correlatas, com destaque para modelagem computacional, segurança contra incêndio, educação a distância na engenharia e biomecânica.

Linhas de Pesquisas do Grupamento A

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E DE ALVENARIA


Projeto de elementos e sistemas estruturais de concreto armado, de concreto protendido e elementos e sistemas construtivos em alvenaria estrutural. Pesquisas em segurança em situação de incêndio, patologias e recuperação estrutural, normatização e novos materiais.

ESTRUTURAS DE MADEIRA


Elementos e sistemas estruturais em madeira maciça, em madeira serrada e laminada colada, ligações, segurança em situação de incêndio, sistemas construtivos, secagem estruturas de bambu, patologia, recuperação e normatização.

ESTRUTURAS METÁLICAS E MISTAS


Elementos e sistemas estruturais em aço, sistemas estruturais mistos, ligações, segurança em situação de incêndio, patologia, recuperação e normatização.

MECÂNICA DAS ESTRUTURAS E DOS MATERIAIS


Análise linear e não-linear, dinâmica, mecânica da fratura, confiabilidade estrutural e normatização, componentes mecânicos, estruturas de edifícios altos, estruturas especiais, projetos de aeronaves e biomecânica.

MÉTODOS NUMÉRICOS E COMPUTACIONAIS


Método dos elementos finitos, método dos elementos de contorno, otimização, projeto e manufatura assistido por computador (CAD/CAM/CAE/CIM).

Linhas de Pesquisas do Grupamento B

BIOMECÂNICA


Pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas de interface da Engenharia de Estruturas com as Ciências Biológicas e da Saúde (Médicos, Dentistas, Fisioterapeutas, Biólogos, entre outros). Abordagem multidisciplinar de temas como biomecânica odontológica e ortopédica, biomecânica músculo-esquelética, biomateriais, "design" de produtos para fisioterapia, entre outros.

MÉTODOS NUMÉRICOS E COMPUTACIONAIS.


Método dos elementos finitos, método dos elementos de contorno, otimização, projeto e manufatura assistido por computador (CAD/CAM/CAE/CIM).

NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ENGENHARIA


Aplicação da computação gráfica na sua definição mais ampla, abrangendo imagens, fotos, modelagens, animações, vídeos e áudios. Foco no desenvolvimento de sistemas e de aplicativos educativos para melhor a relação ensino-aprendizagem na engenharia, através de projetos para o ensino presencial e a distância via Internet.

SISTEMAS CONSTRUTIVOS


Desenvolvimento de novas tecnologias construtivas; projeto e desenvolvimento de sistemas integrados e modulares - arquitetura e engenharia. Sistemas construtivos inovadores estruturados em aço, madeira, concreto e/ou novos materiais; projetos de equipamentos urbanos e ambientais. Interação engenharia/arquitetura na construção civil e industrial. Patologia das construções. Conforto humano. Acústica de edificações e ambiental. Otimização de projetos. Segurança em situação de incêndio. Tecnologia contemporânea no uso da madeira em móveis e na construção em madeira e em madeira laminada colada.


Documentos e formulários Eventos Calendário


Acesso restrito

Av. Antônio Carlos, 6627 - Escola de Engenharia - Bloco 1 - 4o andar, sala 4215, Pampulha, Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901
Telefone +55 (31) 3409-1980
E-mail: posees@dees.ufmg.br

Parceiros Propees Capes Cnpq Fapemig Finep