Propees
Propees
English version UFMG

O Programa - Histórico - Apresentação - Objetivos - Linhas de Pesquisa - Projetos - Avaliação CAPES



O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG foi criado em 1988, com a implantação do Curso de Mestrado Acadêmico, então pioneiro no Estado de Minas Gerais e que, atualmente, possui abrangência continental, recebendo alunos de diversas partes do Brasil e de países da América do Sul, entre os quais docentes de instituições de ensino superior e profissionais que atuam ou que desejam atuar de forma diferenciada no mercado. No ano 2000, começou a funcionar o Curso de Doutorado, fato que representou um marco importante para a engenharia de estruturas mineira, uma vez que, até o final de 2004, era o único em Minas e um dos poucos no Brasil. O Curso de Doutorado tem recebido alunos de todo o país, muitos deles docentes de instituições de ensino superior.

O interstício de doze anos entre as implementações dos Cursos de Mestrado e Doutorado decorreu de uma decisão do Programa, de apenas iniciar o Curso de Doutorado quando o Curso Mestrado estivesse completamente consolidado e aceito como de bom nível pelos órgãos avaliadores. A implantação do Curso de Doutorado foi acompanhada de melhoria e ampliação da infra-estrutura, para que esta pudesse contemplar as exigências compatíveis com pesquisas em nível mais elevado.

Uma análise das atividades exercidas pelos egressos demonstra que o Programa tem cumprido seu objetivo maior de formar docentes, pesquisadores e também profissionais mais qualificados para atuação na indústria. Dos 180 mestres formados até o final de 2005, o Programa de Pós-Graduação tinha informações sobre as atividades que estavam sendo exercidas por 163 deles (a secretaria do Programa mantém um serviço de levantamento continuado das atividades dos ex-alunos). Destes 163 mestres, 50 (31%) são docentes em instituições de ensino superior públicas ou privadas, 33 (20%) trabalham em empresas de projeto estrutural, 25 (15%) fazem doutorado na UFMG ou em outras instituições e os outros 61 (37%) conseguiram emprego em grandes empresas nacionais como Petrobrás, Embraer, CVRD, Usiminas e CSN ou trabalham como engenheiros autônomos. Dos quatro doutores formados pelo Programa, um é docente na Universidade Federal de Viçosa, dois são docentes na Universidade FUMEC, instituição particular sediada em Belo Horizonte e um trabalha como engenheiro projetista de estruturas metálicas na Codeme Engenharia S.A., uma empresa de médio porte sediada em Betim, Minas Gerais.

Salienta-se que o Programa tem tido um papel fundamental na formação de docentes para as instituições de ensino superior do Brasil, em particular do Estado de Minas Gerais. (conforme foi mencionado, dos 180 mestres egressos até o final de 2005, 50 são docentes de instituições de ensino, e dos 4 doutores, 3 são docentes). Neste Estado, o Programa formou docentes para a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Centro Universitário do Leste de Minas (UNILEST), Universidade FUMEC, Faculdades Integradas Izabela Hendrix e Escola de Engenharia Kennedy. Uma análise atual do corpo discente do Programa indica que a formação de docentes para instituições de Minas Gerais continuará ocorrendo nos próximos anos.

III Mostra - 13 a 15 de maio
Folder

Documentos e formulários Eventos Calendário


Acesso restrito

Av. Antônio Carlos, 6627 - Escola de Engenharia - Bloco 1 - 4o andar, sala 4215, Pampulha, Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901
Telefone +55 (31) 3409-1980
E-mail: posees@dees.ufmg.br

Parceiros Propees Capes Cnpq Fapemig Finep