Propees
Propees
English version UFMG

O Programa - Apresentação - Objetivos - Histórico - Linhas de Pesquisa - Projetos - Avaliação CAPES



O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG (PosEEs) possui Cursos de Mestrado e Doutorado e funciona na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE-UFMG), em dependências do Departamento de Engenharia de Estruturas, no Campus da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O corpo docente permanente do Programa é constituído por dezesseis (16) profissionais, todos lotados no Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG. A quase totalidade desses professores tem experiência prática pregressa em engenharia de estruturas e continua ligada a essa prática por meio de trabalhos qualificados de consultoria. Por essa razão, o Programa tem tido sucesso em aproximar-se do chamado setor produtivo, com o qual vem interagindo em pesquisas e desenvolvimento tecnológico e no estudo de assuntos mais complexos de interesse comum. Podem ser citadas como exemplos as parcerias com as Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (USIMINAS), o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), ligado ao Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), a Vallourec & Mannesmann Tubes (V&M do Brasil), o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN-CNEN), a CODEME, a PRECON, a PREMO e a MAGNESITA.

No final de 2006, o corpo discente do Programa era formado por quarenta e cinco (45) alunos do Curso de Mestrado e vinte e quatro (24) alunos do Curso de Doutorado e haviam sido titulados duzentos e um (201) mestres e oito (8) doutores.

O Programa tem apresentado boa visibilidade no Brasil, com seus docentes (e discentes) publicando trabalhos em periódicos, participando ativamente de eventos científicos, como autores de trabalhos e revisores, atuando como consultores Ad Hoc de órgãos de fomento e participando de conselhos editoriais e comitês de revisores de periódicos. Essa visibilidade se comprova pelo alto número de alunos originários de outros estados. Internacionalmente, a visibilidade do Programa se faz pela participação de seus docentes (e discentes) como autores de trabalhos em periódicos internacionais e pelos contatos e convênios estabelecidos com entidades de fora do país. No âmbito da América do Sul, a visibilidade do Programa pode ser comprovada pelo fato de o mesmo ter recebido nos últimos anos alunos de países como Bolívia, Peru, Chile e Equador.

Contribui ainda para a visibilidade do Programa a intensa atuação de seus professores em comissões de estudos da ABNT de revisões de normas técnicas brasileiras relacionadas à engenharia de estruturas e, como conseqüência, o desenvolvimento de pesquisas que visem subsidiar este tipo de atividade, de fundamental importância para o Brasil. Os trabalhos de revisão das normas brasileiras ABNT NBR 8800:1986 (Projeto e Execução de Estruturas de Aço de Edifícios) e ABNT NBR 14323:1999 (Dimensionamento de Estruturas de Aço de Edifícios em Situação de Incêndio), ambas ligadas às áreas de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto são coordenados por docentes do Programa e a divulgação dos textos-base, para avaliação da comunidade, é feita no sítio do Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG. É também coordenada por docentes do Programa a elaboração da norma brasileira NBR 15253 (Perfis de Aço Formados a Frio, com Revestimento Metálico, para Painéis Reticulados em Edificações - Requisitos Gerais). Outros exemplos em que professores do Programa atuaram intensamente em 2005 são os trabalhos de revisão das normas ABNT NBR 7190:1997 (Projeto em Estruturas de madeira) e ABNT NBR 6355 (Perfis Estruturais, de Aço, Formados a Frio - Padronização).

17 e 18 de maio
Folder

Documentos e formulários Eventos Calendário


Acesso restrito

Av. Antônio Carlos, 6627 - Escola de Engenharia - Bloco 1 - 4o andar, sala 4215, Pampulha, Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901
Telefone +55 (31) 3409-1980
E-mail: posees@dees.ufmg.br

Parceiros Propees Capes Cnpq Fapemig Finep