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Defesas marcadas - Dissertações defendidas - Teses defendidas



Dissertações de Mestrado

Data: 17/08/2017 - Horário: 14:15
Local: Sala 4409
Aluno: Rafael Luiz Galvão de Oliveira
Orientador(a): Francisco Carlos Rodrigues
Co-Orientador(a): Rodrigo Barreto Caldas
Título: Estudo Teórico sobre os Esforços Resistentes de Perfis Formados a Frio com Presença de Furos
Banca:
Prof. Dr. Francisco Carlos Rodrigues (DEES - UFMG)
Prof. Dr. Rodrigo Barreto Caldas - Coorientador (DEES - UFMG)
Prof. Dr. Hermes Carvalho (DEES - UFMG)
Prof. Dr. Maximiliano Malite (USP)


Resumo:

Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo teórico sobre os esforços resistentes de perfis formados a frio com a presença de furos. No sistema construtivo Light Steel Framing (LSF) a execução de furos nos montantes e vigas são usadas comumente, para passagem de tubulações elétricas, hidráulicas, de gás, aquecimento e afins. A execução dos furos pode causar redução da capacidade resistente dos perfis, entretanto, a norma técnica brasileira destinada ao dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio, ABNT NBR 14.762:2010, aborda a presença de furos somente os capítulos que tratam de barras tracionadas e ligações parafusadas. Realizou-se ao longo do estudo uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com intuito de determinar o comportamento dos perfis com furos, com base em normas internacionais e artigos que contemplam a existência destes. São apresentados métodos de dimensionamento de perfis com a presença de furos preconizados na norma AISI S100-16. Os resultados obtidos com este método foram comparados com os resultados dos ensaios apresentados na revisão bibliográfica. Também são apresentados gráficos para o pré-dimensionamento dos principais perfis utilizados no sistema LSF. E por fim, foi desenvolvido um aplicativo utilizando programação orientada a objetos (POO) para o dimensionamento de perfis formados a frio com e sem a presença de furos.

Data: 29/08/2017 - Horário: 14:30
Local: Sala 4409
Aluna: Elayne Marques Silva Currículo Lattes
Orientador(a): Sofia Maria Carrato Diniz
Co-Orientador(a): Sidnea Eliane Campos Ribeiro
Título: Probaliistic Assessment fo Serviceability of FRP-Reinforced Concrete Beams
Banca:
Profa. Dra. Sofia Maria Carrato Diniz (DEES - UFMG)
Prof. Dr. Sidnea Eliane Campos Ribeiro - Coorientadora (DEES - UFMG)
Prof. Dr. José Márcio Fonseca Calixto (DEES - UFMG)
Prof. Dr. Sebastião Salvador Real Pereira (DEES - UFMG)


Resumo:

Reinforced concrete (RC) structures are often subjected to deicing salts or in a marine environment; as such, a major problem in the durability of these structures is the corrosion of reinforcing steel. In this light, Fiber Reinforced Polymers (FRP), as noncorrosive materials, provide a promising prospect for use as reinforcement in concrete construction. FRP reinforcement may offer not only greater durability but also higher resistance and, consequently, potential gains throughout the lifecycle of the structure. Although the use of FRP bars as structural reinforcement shows great promise in terms of durability, the characteristics of this material led to new challenges in the design of FRP-RC components. Due to differences between the mechanical properties of steel and FRP, the reliability of FRPreinforced concrete (RC) beams shall be assessed. While a reasonable body of knowledge has been gathered regarding the reliability of FRP-RC beams with respect to ultimate limit states, the same is not true for serviceability of such beams. Since FRP is characterized by higher values of strength and lower Young’s modulus compared to steel, this implies that the design of FRP-RC structures will be influenced almost exclusively by serviceability limit states. In this study, a contribution to the development of semiprobabilistic design recommendations for FRP-RC beams, with respect to the serviceability limit state, is reported. Numerous equations have been proposed for computing the effective moment of inertia of FRP-RC members. This research also aims to select an equation for the calculation of the effective moment of inertia for FRP-RC beams assessed in this study. Since most of the variables involved in the problem (mechanical properties of concrete and FRP, geometric characteristics, model error, loads, etc.) are random, serviceability is established in probabilistic terms. In this context, Monte Carlo simulation is used in the probabilistic description of beam deflections, and in the computation of the probability of failure of designed beams with respect to the limit state of excessive deflections. Large probabilities of failure are found for this serviceability limit state according to current design recommendations. Suggestions are presented on simple, but effective ways to circumvent this limitation.

Teses de Doutorado

Nenhuma defesa de tese marcada

Projetos de Tese de Doutorado

Data: 25/08/2017 - Horário: 9:00
Local: Sala 4409
Aluno: Fernando Basilio Felix Currículo Lattes
Orientador(a): Max de Castro Magalhães
Título: Controle Ativo de Ruído em Avanço Aplicado em Túnel de Vento Utilizando Algorítmo FXLMS Embarcado em FPGA
Banca:
Prof. Dr. Marcelo Greco (DEES-UFMG)
Prof. Dr. Eduardo Bauzer Medeiros (DEMEC-UFMG)
Prof. Dr. José Maria Campos dos Santos (UNICAMP)


Data: 01/09/2017 - Horário: 14:00
Local: sala 4409
Aluna: Janaina Pena Soares de Oliveira Currículo Lattes
Orientador(a): Ricardo Hallal Fakury
Co-Orientador(a): Adenilcia Fernanda Grobério Calenzani
Título: Análise Numérica do Momento Fletor Resistente à Flambagem Lateral com Distorção em Vigas Mistas Contínuas de Aço e Concreto
Banca:
Prof. Dr. Rodrigo Barreto Caldas (DEES - UFMG)
Prof. Dr. Roberval José Pimenta (CODEME)
Prof. Dr. Eduardo de Miranda Batista (COPPE - UFRJ)



17 e 18 de maio
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