Propees
Propees
English version UFMG

Dissertações defendidas - Defesas marcadas - Teses defendidas



Retornar

Número
237  
Aluno
Kelson Pothin Wolff Currículo Lattes
Orientador
Roque Luiz da Silva Pitangueira Currículo Lattes
Linha de Pesquisa
Métodos Numéricos e Computacionais para Engenharia
Título da defesa
Implementação Computacional de um Modelo de Fissuração para o Concreto Baseado no Método dos Elementos Finitos Estendido (XFEM)
Número de páginas
134
Data da defesa
23/08/2010
Local
Escola de Engenharia - Auditório 1014
Horário
14:00
Banca Examinadora
Prof. Dr. Roque Luiz da Silva Pitangueira (DEES - UFMG)
Prof. Dr. Gabriel de Oliveira Ribeiro (DEES - UFMG)
Prof. Dr. Felicio Bruzzi Barros (DEES - UFMG)
Prof. Dr. Osvaldo Luís Manzoli (UNESP)
Resumo
O objetivo desta dissertação de mestrado é a implementação computacional de um modelo capaz de descrever o comportamento do concreto sujeito à fissuração. A região fissurada do concreto é representada por uma relação constitutiva baseada no Modelo de Fissura Coesiva, enquanto o restante do volume não fissuração é representado com linearmente elático. Tais relações constitutivas são, então, combinadas com as hipóteses do Método dos Elementos Finitos Estendido, formando um modelo que introduz um salto no campo de deslocamentos de um elemento-padrão. O critério de propagação é baseado no limite de resistência à tração do material e a geometria da fissura é definida por um conjunto de segmentos lineares. O modelo assim concebido permite que a fissura se propague livremente pela malha convencional, atravessando o domínio e a interface dos elementos finitos. O modelo foi implementado no núcleo numérico do sistema computacional INSANE (Interactive Structural Analysis Environment), permitindo simular problemas de propagação de fissuras em peças de concreto de concreto submetidas a carregamentos nos modos I, II e modo misto. Os resultados obtidos encontram-se dentro da faixa de resposta esperada. A principal dificuldade encontrada relaciona-se com o critério de propagação escolhido, que não se mostra adequado para a predição da direção correta de propagação da fissua quando a análise alcança níveis elevados de tensão.  
Palavras-chave
Concreto, Fissuras Coesivas, INSANE, XFEM
Dissertação no formato PDF
Clique para abrir a defesa

17 e 18 de maio
Folder

Documentos e formulários Eventos Calendário


Acesso restrito

Av. Antônio Carlos, 6627 - Escola de Engenharia - Bloco 1 - 4o andar, sala 4215, Pampulha, Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901
Telefone +55 (31) 3409-1980
E-mail: posees@dees.ufmg.br

Parceiros Propees Capes Cnpq Fapemig Finep