Resumo |
Esta dissertação é parte do desenvolvimento de um ambiente computacional para disponibilizar
diferentes modelos discretos de análise estrutural. A parte do sistema tratada neste
trabalho é o pré-processador, que consiste numa aplicação gráfica interativa, implementada na
linguagem Java, utilizando o paradigma de programação orientada a objetos, para geração de
malhas bidimensionais de elementos finitos.
Este trabalho documenta e destaca a importância das fases de Análise, Projeto e Implementação Orientados a Objetos. Padrões de projeto de software reconhecidamente eficientes são
adotados na implementação desta aplicação. Visando separar o modelo de sua representação,
a implementação é baseada na metáfora de programação denominada Model-View-Controller
(MVC). Tal enfoque permite que o controle da geração da malha, através de interação com
usúario, e a visualização da mesma sejam implementados independentemente do modelo adotado,
minimizando as tarefas de manutenção e expansão do sistema. O MVC propicia também
o aperfeiçoamento gradual da aplicação através de mudança de plataforma, criação de diversas
vistas sincronizadas com o modelo e substituição ou atualização das diversas vistas.
No primeiro modelo disponibilizado pela aplicação, as malhas são geradas através de mapeamentos
transfinitos. A geometria do modelo é representada através de sub-regiões definidas
por curvas do contorno que, por sua vez, são constituídas por um conjunto de primitivas
(pontos, segmentos de retas, curvas quadráticas e cúbicas). Os tipos de mapeamentos disponibilizados
são lofting, bilinear e trilinear e os elementos finitos podem ser serendípticos ou
lagrangeanos, triangulares ou quadrilaterais. Uma vez gerada a malha, permite-se a prescrição
de atributos de carga, apoio, material, dentre outros, e o modelo de elementos finitos gerado
pode ser persistido em arquivo XML ou Objeto Java para posterior utilização em programas
de análise. |